Núcleo de Ortopedia e Dor
A ortopedia pediátrica é uma subespecialidade dentro da ortopedia que tem como objetivo o estudo, diagnóstico e tratamento dos distúrbios de desenvolvimento, malformações congênitas, doenças neuromusculares, fraturas e lesões envolvendo crianças e adolescentes. Ela possui uma sociedade própria, a Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica. Por vezes, recebe também o nome de cirurgia ortopédica infantil.
O ortopedista pediátrico, profissional responsável pela subespecialidade, está apto a diagnosticar e tratar os problemas citados anteriormente. Para isto, recebe um treinamento especial em problemas pediátricos, após completar sua residência médica. Dentre as principais condições observadas no corpo de crianças e adolescentes estão as deformidades nos pés, quadris, coluna, infecções ósseas, tumores ósseos e deformidades rotacionais.
A ortopedia Neuromuscular é a subespecialidade responsável por tratar as doenças neuromusculares (aquelas que afetam os músculos e sua relação direta com o sistema nervoso). Elas podem causar paralisias e outros problemas, dependendo da localização e natureza do problema. Alguns exemplos de doenças neuromusculares são a paralisia cerebral, as miopatias, a poliomielite e as neuropatias.